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Psicóloga - Curitiba - Psicoterapeuta Amanda Amarante

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Por que fazer psicoterapia?

Se você chegou neste site é porque provavelmente, consultar com um psicólogo passou a ser uma possibilidade para você ou para alguém que você conhece e precisa de ajuda, portanto avalie com atenção essa necessidade.

Quando você está diante de uma dificuldade emocional persistente, onde você já não consegue resolver sozinho, sente-se esgotado e começa perceber prejuízos em diferentes aspectos da sua vida, o mais assertivo é procurar por ajuda técnica qualificada, neste caso, o profissional psicólogo.

Um amigo pode lhe ouvir e oferecer algum consolo, mas não tem condições de fazer uma investigação psicológica, que considere aspectos de ordem genética e aqueles relacionados a sua cultura e história de vida, de forma a compreender o seu momento de vida e identificar o que é um sofrimento passageiro ou um transtorno psicológico.

No processo psicoterapêutico o psicólogo avalia cuidadosamente a queixa do paciente, e por meio do acompanhamento, identifica se a pessoa precisa de outros recursos multidisciplinares, como por exemplo a medicação, e passa a intervir de forma a diminuir os sintomas, aliviar o sofrimento e capacitá-lo para seguir sua vida, construindo alicerces capazes de suportar suas demandas de ordem emocional.

Psicóloga Curitiba


Mais sobre o porquê de fazer psicoterapia

"É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós."

Fazer psicoterapia tem a ver com esse pensamento, trata-se de desenvolver habilidades para tornar-se capaz de aumentar a consciência a respeito de si mesmo e passar a gerar autoconhecimento. O profissional psicólogo tem formação técnica para auxiliá-lo nesse processo de enxergar a si próprio, afinal como podemos mudar aquilo que não reconhecemos e identificamos como necessário?

O psicólogo não decide por você, ele contribui para que você desenvolva sua autonomia, aprenda a fazer uma leitura mais adequada sobre sua vida, seus comportamentos e a partir disso, tome suas decisões.

É um caminho para a construção de uma identidade que lhe possibilite viver menos refém de seus estados emocionais, com mais equilíbrio e lucidez, tornando-o competente a seguir na direção que escolheu.

Fazer psicoterapia tem a ver com exercer a coragem para sair do modo automático, acessar suas crenças, regras que desenvolveu ao longo de sua vida. Pensamentos indesejados, secretos, aqueles que você não compartilha com ninguém. Engajar-se em um processo psicoterapêutico é confrontar emoções, medos, angústias que habitam o seu ser.

Você pode fazer isso de forma individual e também na presença de um profissional psicólogo, cuja escuta treinada e estruturada o torna capaz de acolhê-lo neste processo de autoconhecimento e transformação.

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Quais problemas pode tratar?

Você pode tratar seus comportamentos, ações que funcionam como barreiras, bloqueios em sua existência e em seus relacionamentos, como também, transtornos que talvez você nem saiba que possua:


1) Todo tipo de sofrimento emocional e psicológico:

  • Dificuldade para comunicar-se, expressar o que pensa e sente;
  • Sentimentos de ser alguém inadequado, desinteressante, pensamentos que a todo tempo está sendo avaliado negativamente pelas pessoas;
  • Ansiedade, preocupação excessiva, sofrimento pela presença de pensamentos acelerados, persistentes que causam cansaço e desordem mental;
  • Alterações no sono (insônia ou sonolência excessiva);
  • Sensações físicas de profundo desconforto como sentir o coração acelerado, dor no peito, formigamento nos braços e mãos, tontura, dores de cabeça, impressão de que pode passar mal a ponto de morrer, sensação que o mundo a sua volta está diferente, medo de "enlouquecer";
  • Dores no corpo persistentes que não encontraram diagnóstico médico: dor de cabeça, dor nos ombros, pernas, região lombar, mãos, etc. Podem ser oriundas de sofrimento, tensão emocional;
  • Desequilíbrio no apetite, comer de mais ou de menos, sentimentos de culpa por relacionar-se com a comida de forma negativa;
  • Pensamentos de perseguição;
  • Problemas de atenção, concentração, memória;
  • Medo de viver situações específicas, como estar num ambiente com muitas pessoas, lugares fechados, falar em público, etc;


Mais...

  • Baixa autoestima, insegurança, pensamento de que não é bom o suficiente, não é merecedor;
  • Vive em relações abusivas;
  • Dificuldade para dizer não, posicionar-se assertivamente, desejo de agradar aos outros em detrimento, prejuízo a si mesmo;
  • Percebe-se excessivamente carente, dependente emocionalmente de outras pessoas;
  • Sente ciúmes excessivo, acaba por prejudicar os seus relacionamentos;
  • Descontrole emocional, não consegue administrar a raiva, torna-se explosivo e agressivo quando se sente provocado;
  • Mudanças repentinas de humor;
  • Falta de sentido para a vida;
  • Sentimento profundo de solidão e tristeza;
  • Pensamentos de morde, suicídio, pensamentos de desastres e atos cruéis;
  • Luto, dificuldade para elaborar a perda de alguém amado;
  • Rompimentos, separações de relacionamentos, matrimônios onde faz-se necessário o recomeço;
  • Transição de carreira, perda de um trabalho, necessidade de reorganizar a vida no aspecto profissional;
  • Dificuldade para superar experiências de sofrimento que tenham acontecido no passado.


2) Transtornos de ordem psicológica:

Os mais comuns:

  • Depressão;
  • Distimia;
  • Síndrome de Burnout;
  • Estresse Pós Traumático;
  • TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada);
  • Síndrome do Pânico;
  • TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo);
  • TBP (Transtorno de Personalidade Borderline);
  • Transtorno Bipolar;
  • Transtorno de Ansiedade Social (Fobia social);
  • Esquizofrenia;
  • Dependência química;
  • TDAH e outros.
Psicoterapia Curitiba


Quem pode fazer a terapia?

Crianças, adolescentes e adultos.

A psicoterapia, a consulta com psicólogo, pode ser útil em qualquer fase da vida, desde que exista uma demanda, alguma questão de ordem emocional e/ou psicológica, onde a pessoa deseje aprofundar-se.

Ter o acompanhamento de um psicoterapeuta, principalmente quando essas questões tornam-se difíceis para resolver sozinho ou ainda quando passam a gerar sofrimento é uma expressão de amor consigo próprio e com aqueles que você convive.

Fazer terapia é um favor a si mesmo e com os que você ama.

Quem é a Psicoterapeuta Amanda Amarante

psicologa curitiba

Psicóloga, formada pela PUC-PR, desde 2004, com registro profissional no CRP-PR 08/11100.

Atuei por 14 anos na área de gestão de pessoas, contribuindo no desenvolvimento de estratégias, com o objetivo de potencializar a qualidade da relação entre o colaborador e empregador, de forma a impactar no bem-estar das pessoas e competitividade da organização no mercado de trabalho.

Desde 2016, atuo exclusivamente no atendimento da psicologia clínica, orientada pela abordagem analítico comportamental e suas modalidades ACT, DBT E BA.

Minha formação teórica é continuamente construída na perspectiva da psicologia baseada em evidências, o que exige constante atualização ao que tem sido produzido como ciência comportamental.

Veja o currículo completo



O que dizem alguns pacientes?

Confira alguns depoimentos deixados em meu perfil do Google Meu Negócio.

"...hoje não conseguiria colocar em palavras o quanto ela foi e sempre será importante em minha vida,o quanto a admiro, hoje posso te dizer que não me arrependo nem um minuto por ter procurado terapia pra me ajudar a ressignificar coisas em minha vida..."

- Vanessa S. B. Estevão
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"Uma profissional excepcional! Gratidão pela sua vida Psi Amanda."

-Élida R. K.
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"...hoje sou capaz de processar meus pensamentos e sentimentos com mais clareza e principalmente, mais calma. Me sinto cada vez mais independe nesse processo graças a didática e preocupação da Amanda em me ajudar a realmente compreender os relatos que levo, criando novas referências e me ajudando a melhorar de maneira efetiva nos comportamentos que me desagradam..."

- Maria Eduarda Vendramin
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"Excelente profissional!!!"

- Edu Vilarim
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"Procurei a terapia um pouco relutante, mas foi surpreendente. Me ajudou de muitas maneiras, a ter uma postura mais confiante, mais segurança pessoal, a mudar a visão do que eu realmente sou, olhar o mundo de uma maneira mais otimista e leve. A Amanda é uma profissional incrível, eficiente, cativante, muito certeira em suas palavras, muito humana. Recomendo muito!"

- Caroline G.
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"Já tive contato com vários profissionais da área, e em geral não fiquei muito satisfeito. Tenho questões e quero resolvê-las, ser ouvido não me basta. Procuro respostas e a Dra. Amanda com seu jeito as vezes doce, as vezes duro, nos faz enxergar nossos erros e acertos, descortinando um caminho a trilhar. Parabéns Dra." Assim me sinto confiante e amparado.pra seguir. Agradeço de todo meu coração ter te encontrado."

- Miga Johnson
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"Atendimento excelente! Consulta personalizada, extrema atenção e dedicação para com o paciente. Não fica só ouvindo, conversa com você, discutindo as questões trazidas. É perceptivo a melhora [do paciente] a cada sessão, e a importância da continuidade do tratamento. Sendo também bem flexível a questão de horários."

- Marcel Gomes
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"Profissional Excelente, extremamente competente e muito disponível."

- Patricia Linardi
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"Profissional dedica e comprometida em ajudar seus pacientes , tem bastante conhecimento na area e transmite muita confiança. O ambiente da clinica é aconchegante e agradável ! Super indico !!!"

- Elizani Zanetti
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"Dra. Amanda Amarante sabe encontrar a alma do paciente e ali faz toda sua intervenção. Parabéns Dra., Seu trabalho carinhoso e científico com seus pacientes é admirável. Um forte abraço."

- Criação Neurocompatível
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Veja mais depoimentos


Dúvidas frequentes


Como marcar a consulta?

R: Você pode marcar sua consulta por mensagem do WhatsApp ou ligação para (41) 98484-0002 ou pela Doctorália.


É possível migrar para atendimentos presenciais?

R: Sim. Pacientes residentes em Curitiba - PR e região podem migrar da psicoterapia online para a presencial.


Como a psicoterapia online é realizada?

R: A psicoterapia é realizada por meio de chamadas de vídeos com aplicativos de celular como WhatsApp, Zoom, Google Meet ou Facebook Messenger. Recomenda-se uma consulta por semana, com duração de até 50 minutos em média.

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