Envie messagem WhatsApp
Agende sua consulta (clique aqui)

A psicoterapia na Análise do Comportamento (AC)

Comece o seu processo de transformação com a análise do comportamento.

Agende sua sessão online.

Agende sua consulta

Comece o seu processo de transformação com a análise do comportamento.

Agende sua psicoterapia em Curitiba.

Agende sua consulta


O que é análise do comportamento?

A Análise do Comportamento é uma abordagem psicológica, onde seu criador e maior expoente é o estadunidense Burrhus Frederic Skinner. "Enquanto muitos sustentavam concepções de que o comportamento humano é muito complexo para ser estudado cientificamente, ou de que a subjetividade humana está além do alcance da ciência, Skinner trabalhou arduamente em seus laboratórios, mostrando a viabilidade de uma ciência do comportamento e da inclusão dos fenômenos "subjetivos" nessa ciência."

A análise do comportamento, também conhecida como "Comportamental" sustenta a atuação de psicólogos em suas diversas áreas de atuação: clínica, organizacional, escolar, hospitalar, esportes, jurídica, entre tantas outras, praticamente em todas as áreas em que seja possível a atuação do psicólogo.

Análise do Comportamento Curitiba

A análise do comportamento baseada na filosofia do behaviorismo radical tem base em uma ciência do comportamento que busca compreender por que os organismos fazem o que fazem. Nesse sentido, a partir do modelo explicativo de seleção pelas consequências proposto por Skinner (1953/2003), entende-se que o comportamento é produto de três níveis de seleção: filogenético, ontogenético e cultural. O primeiro diz respeito à história da espécie, enquanto o segundo se refere à história do indivíduo e o último à história da sociedade na qual o indivíduo está inserido.

Análise do Comportamento Curitiba

A análise do comportamento compreende o ser humano a partir de sua interação com seu ambiente: coisas materiais, interação com outras pessoas, sua história de vida, à interação consigo mesmo. Por isso, dizer, por exemplo, que duas crianças que foram criadas na mesma casa, estão no mesmo ambiente, parte de uma compreensão limitada deste conceito. Portanto na abordagem comportamental, na análise do comportamento, busca-se identificar como os indivíduos relacionam-se com seus ambientes a partir de alguns conceitos que estão presentes em seu pressuposto teórico como: condicionamento pavloviano; condicionamento operante; discriminação de estímulos; esquemas de reforçamento, etc. para tentar prever - sob quais circunstâncias o comportamento tem maior probalilidade de ocorrer e controlar o comportamento.

A idéia central é: as consequências que determinado comportamento produziu no passado selecionaram esses comportamentos no presente. Dessa forma, se mudarmos as consequências do comportamento hoje, muito provavelmente esse comportamento será alterado. Tudo isso partindo do conhecimento da história de interação do indivíduo com o seu ambiente.

Análise do Comportamento Curitiba

A abordagem comportamental, análise do comportamento, nega radicalmente a causalidade mental. Skinner sustenta que os eventos privados precisam ser explicados da mesma forma que os eventos públicos, aqui há uma visão pragmática de ciência; portanto o analista do comportamento visa prever e controlar o comportamento, em vez de especular causas hipotéticas, como desejos, impulsos, drives, vontades e traços de personalidade, simplesmente procura descrever em quais condições o comportamento ocorre.

Compreender que o comportamento acontece contextualmente - na relação do sujeito com o seu ambiente - concluímos que nessa interação, ele modifica o ambiente e é modificado por ele.

Referência: Moreira, Mário Borges. Princípios Básicos de análise do comportamento.

Quem é a Psicoterapeuta Amanda Amarante

psicologa curitiba

Psicóloga, formada pela PUC-PR, desde 2004, com registro profissional no CRP-PR 08/11100.

Atuei por 14 anos na área de gestão de pessoas, contribuindo no desenvolvimento de estratégias, com o objetivo de potencializar a qualidade da relação entre o colaborador e empregador, de forma a impactar no bem-estar das pessoas e competitividade da organização no mercado de trabalho.

Desde 2016, atuo exclusivamente no atendimento da psicologia clínica, orientada pela abordagem analítico comportamental e suas modalidades ACT, DBT E BA.

Minha formação teórica é continuamente construída na perspectiva da psicologia baseada em evidências, o que exige constante atualização ao que tem sido produzido como ciência comportamental.

Veja o currículo completo



O que dizem alguns pacientes?

Confira alguns depoimentos deixados em meu perfil do Google Meu Negócio e do Doctorália.

"...hoje não conseguiria colocar em palavras o quanto ela foi e sempre será importante em minha vida,o quanto a admiro, hoje posso te dizer que não me arrependo nem um minuto por ter procurado terapia pra me ajudar a ressignificar coisas em minha vida..."

- Vanessa S. B. Estevão
Avaliação Avaliação Avaliação Avaliação Avaliação

"...hoje sou capaz de processar meus pensamentos e sentimentos com mais clareza e principalmente, mais calma. Me sinto cada vez mais independe nesse processo graças a didática e preocupação da Amanda em me ajudar a realmente compreender os relatos que levo, criando novas referências e me ajudando a melhorar de maneira efetiva nos comportamentos que me desagradam..."

- Maria Eduarda Vendramin
Avaliação Avaliação Avaliação Avaliação Avaliação

"Procurei a terapia um pouco relutante, mas foi surpreendente. Me ajudou de muitas maneiras, a ter uma postura mais confiante, mais segurança pessoal, a mudar a visão do que eu realmente sou, olhar o mundo de uma maneira mais otimista e leve. A Amanda é uma profissional incrível, eficiente, cativante, muito certeira em suas palavras, muito humana. Recomendo muito!"

- Caroline G.
Avaliação Avaliação Avaliação Avaliação Avaliação

Veja mais depoimentos


Dúvidas frequentes


Como marcar a consulta?

R: Você pode marcar sua consulta por mensagem do WhatsApp ou ligação para (41) 98484-0002 ou pela Doctorália.


É possível migrar para atendimentos presenciais?

R: Sim. Pacientes residentes em Curitiba - PR e região podem migrar da psicoterapia online para a presencial.


Como a psicoterapia online é realizada?

R: A psicoterapia é realizada por meio de chamadas de vídeos com aplicativos de celular como WhatsApp, Zoom, Google Meet ou Facebook Messenger. Recomenda-se uma consulta por semana, com duração de até 50 minutos em média.


Quem pode fazer terapia online?

R: Adolescentes, jovens, adultos.

Converse com a Psicóloga Amanda Amarante

Agende seu atendimento de psicoterapia online. Envie mensagem de WhatsApp, ligue ou acesse a Doctorália.

Agende sua consulta

Converse com a Psicóloga Amanda Amarante

Agende seu atendimento de psicoterapia online. Envie mensagem de WhatsApp, ligue ou acesse a Doctorália.

Agende sua consulta